Popular Post

Posted by : DarkValkiria segunda-feira, 20 de maio de 2013

No último post desta série deixei-vos com a lista de materiais, e como foi referido anteriormente irei agora falar sobre os detalhes técnicos de cada material, e qual a razão da sua escolha. Para quem não viu, aqui fica o link: Iniciação ao Desenho: Materiais para Iniciantes -Parte1


Começamos então com o primeiro material da lista, o papel a4 de 180gr.
Existem várias gramagens de papel e cada uma têm um uso específico. Estas vão desde 90gr (papel de máquina para impressão) até 600gr (papel extra grosso para materiais aquosos, especialmente aguarela).
Regra geral, papéis de 180 gramas são bons para grafites, pastéis de óleo, pastéis secos, sanguínea, carvão e giz branco. Acima disso são papéis mais pesados para materiais aquosos e técnicas mistas. Aguarelas também podem ser usadas neste papel, mas com utilização de muito pouca água.

Para além da gramatura, a textura do papel também é algo importante a considerar. Existe o grão fino, médio e grosso, e cada um têm uma utilização própria: normalmente interferem na textura que é conferida ao desenho. Dependendo do efeito que queremos dar ao nosso trabalho, convém escolhermos o tipo de grão que o papel têm.
No entanto, este papel foi-vos indicado para que pudessem experimentar algo mais grosso, com pouca ou nenhuma textura, e que suportasse bem os restantes materiais riscadores e mais tarde pudesse ser usado em conjunto algum material aquoso.

Os próximos materiais são os lápis de grafite.
Escolhi apenas três durezas diferentes de grafite que já permitem perceber os diferentes "pesos" e efeitos que se conseguem. Os lápis de grafite são muitas vezes subestimados por serem considerados um material "convencional", mas todo o bom desenhista sabe dominar esta técnica e fazer desde os rascunhos mais expressivos aos desenhos mais técnicos e finalizados.
No post anterior mencionei que troquei os lápis pelas lapizeiras para rascunhar/modelar, mas para iniciantes não aconselho, de modo algum, a que isto seja feito, pois as lapizeiras conferem um traço muito mais preciso e técnico, o que é bom para pessoas que utilizam muita geometrização, estilização e fazem muitos traços (como eu).




Quanto ás borrachas, indiquei a marca Rotring por não borrar, não criar demasiado atrito e não largar demasiados pedacinhos de borracha. A borracha-pão serve para apagar traços leves, pequenas manchas que fazemos com as mãos ao utilizar a grafite, ou para apagar materiais como a sanguínea, o carvão e o giz.

De seguida temos as canetas e o marcador. Estas serão usadas como as grafites, com as diferentes espessuras para criar as diferentes sombras. Podem ser usadas tanto como para modelação detalhada como para sketching. O seu grande ponto forte é o de não borrarem e serem um pouco mais fáceis de utilizar que os lápis, no entanto a modelação é um pouco mais difícíl de conseguir.
Não indiquei nenhuma marca em específico pois cada um deve procurar as canetas que mais lhe agradam, mas as que eu prefiro são as da Sakura.


E, finalmente, temos a sanguínea, o carvão e o giz.
Estes materiais são indicados para desenhos de grandes dimensões e podem ser usados separadamente ou em conjunto uns com os outros. Estes materiais servirão para experimentarem algo mais seco, poroso, e "sujo", e que aprendam a dominar materiais sensíveis com que podem ser obtidos inúmeros efeitos.
Para além disso, estes materiais existem em barra e lápis, e no caso do carvão existe também em pau vegetal. Pessoalmente, eu prefiro usar carvão vegetal ou em lápis, e a sanguínea e o giz em barra.



Para o próximo post, iremos iniciar uma nova série: Técnicas e Materiais, em que irei explicar detalhadamente como utilizar cada um destes materiais acima, talvez com um passo-a-passo.
Estou a pensar também em iniciar uma séria paralela a esta onde vos deixo exercícios para realizar, portanto fiquem atentos!

DarkValkiria

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Portal do Japão - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -