Popular Post

Posted by : DarkValkiria sábado, 18 de maio de 2013

Todos nós nestas andanças de fatos, eventos e Photoshoots, já devemos ter ouvido a palavra "Photoshop". E, não obstante, quando voltamos para casa e vamos para a Internet ver fotos dos nossos cosplayers preferidos, volta ao de cima este polémico tema. Mas o que causa, no fundo, essa polémica?

Há quem defenda que a utilização do Photoshop não é algo realmente "digno" pois com ele conseguimos melhorar a nossa forma física, acrescentar ou melhorar aspectos do fato, e com este tipo de edição podemos estar a "enganar" o público, que muitas das vezes nos vê como uma enorme inspiração. É um pouco como a publicidade enganadora da moda: tentar alcançar a perfeição que não existe.

No entanto, não é esta, de forma alguma, a minha consideração sobre o assunto. Como realizo pós-produção, estou aqui para vos falar em como esta não é apenas um "acessório extra", mas algo necessário.
Todos aquelas fotos de cosplayers profissionais com efeitos de luz, pele perfeita e acabamento de cartaz de cinema foram, óbviamente, editadas. Mas a edição não necessita ser algo completamente vistoso; pode ser algo simples e bonito, que realce as qualidades do cosplayer.
Sendo este um tema extremamente subjectivo, há que saber agradar a todos os gostos. No entanto, estou inclinada a tentar fazer-vos perceber porque uma edição mais trabalhada valorizaria imenso o vosso aspecto e ajudaria a difundir a vossa imagem como profissionais.

As diferenças são notórias e falam por si, sendo conseguidas apenas com uma leve edição.
Foto pela Wanda-chi, do cosplay de Beatrice pela Kairi com edição minha.

Para vos explicar o meu ponto de vista, há que considerar tudo o que faz uma boa foto de cosplay:

1. Ângulo
Mais importante que o vosso fato estar perfeito, o ângulo correcto poderá favorecer-vos imenso. Vistas dinâmicas imediatamente dão outro ar a uma foto, podendo mudar completamente a vossa apresentação.

2. Exposição
Há que equilibrar este item; demasiada exposição pode estragar uma boa foto, assim como a menos. Em muitos dos eventos costuma estar sol e este pode "estourar" as fotos, portanto prefiram tirar fotos á sombra ou nalgum local de luz equilibrada.

3. Ambiente
O esquema de cores da foto é muito importante para dar o toque final de profissionalismo. Este é daqueles itens que nunca devem ser deixados de parte. Muitas das vezes apenas esta correcção é necessária para mudar completamente o aspecto de uma foto.

4. Correções
Esta parte não significa modificar o vosso peso ou atributos físicos; pode ser apenas limpar e retocar a pele, acentuar a maquilhagem e os olhos, realçar os brilhos do tecido, sombras da peruca para parecer mais natural, etc...

Estes são os pontos importantes que devem ser cumpridos para uma boa foto.
O efeito "cartaz de cinema" é conseguido através de técnicas próprias que modificam estes componentes.
Agora, porque é que este tipo de edição é importante?
Porque, para além de serem aplicadas correcções básicas, recria-se o ambiente do jogo, anime ou manga a que o personagem pertence; este consegue ser enquadrado num ambiente correcto. Por outras palavras, ajuda na sua caracterização, como a maquilhagem: esta não só embeleza como a usamos para recriarmos e nos adaptarmos a quem estamos a representar. Se a maquilhagem é totalmente aceitável, porque não a edição?

Cosplay de Lux do League of  Legends pela cosplayer TsukiNyan.
 foto pela Wanda-chi.Pós-produção por mim.
 Este serve como um bom exemplo de algo mais pesado e dentro do contexto.

Eu pessoalmente sinto que os cosplayers portugueses têm uma certa apreensão em arriscar numa edição mais trabalhada; preferem algo básico ou talvez nem isso. O meu conselho é: O básico é necessário; o resto, arrisquem, experimentem, e não se prendam.

DarkValkiria

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Portal do Japão - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -