Popular Post

Posted by : DarkValkiria terça-feira, 14 de maio de 2013

Este será o primeiro post explicativo de uma pequena série feita a pensar nas pessoas que queiram iniciar-se no desenho ou simplesmente complementar o seu kit de materiais básicos.
Fornecerei informações importantes sobre os materiais em geral, que tipos de materiais existem e como podem ser usados ou combinados, de modo a esclarecer toda e quaisquer dúvida que vos poderá surgir.

Para iniciar, vou colocar aqui as categorias principais onde se encaixam todos os materiais. Estes podem ser divididos em dois grandes grupos:

Suportes

São considerados suportes todo e quaisquer material onde se pode aplicar Materiais Riscadores. Os mais convencionais são o papel e a tela, mas também pode ser utilizada madeira, gesso, as próprias paredes...etc.

Materiais Riscadores

São considerados Materiais Riscadores todo e quaisquer material com que criamos ou modificamos algo. Estas são as ferramentas de trabalho com que iremos alterar o suporte e iremos dar vida aquilo que pretendemos criar. Estes materiais dividem-se em dois grandes grupos:

Materiais Secos

Sendo a designação explícita o suficiente, são todo e qualquer material que seja aplicado seco, sem necessidade de água. Muitas vezes necessitam de um agente fixador para o seu resultado perdurar no suporte em que foi aplicado. Consideram-se materiais riscadores secos os lápis de grafite, lapizeiras, lápis de cor, pastéis secos, giz, sanguínea, carvão, canetas de feltro, marcadores, etc.

Materiais Aquosos

Todo e qualquer material que necessite da adição água ou seja simplesmente líquido em composição. Entram como materiais aquosos as aguarelas, as tintas acrílicas, os guaches, a tinta da china,  tinta para caneta de aparo, etc.


Tendo agora as categorias explicadas, fica a questão: O que é realmente necessário para nos iniciarmos ao desenho? Qual deve ser o nosso "kit" de criação de rua, para levarmos connosco para todo o lado?

Falando por experiência própria, o meu primeiro "kit" foi um bloco A4 rudimentar de folhas meio finas e um lápis HB. Mais tarde, desenvolvi preferência pela lapizeira, pois esta oferece maior precisão nos traços.
Mas se me tivesse sido dada a opção de escolher quais os materiais que queria para iniciar, com certeza adquirira mais que esses, fazendo uma selecção pequena (mas criteriosa) daquilo que pretenderia explorar.

Esta seria, então, a minha lista:
  1. Papel A4 180gr
  2. Lápis Grafite HB, 2B e 6B
  3. Borracha Rotring 
  4. Borracha Pão
  5. Canetas 0.05, 0.1 e 0.2
  6. Marcador Grosso
  7. Lápis de Carvão ou Barra de Carvão Natural
  8. Sanguínea em Barra
  9. Giz Branco
Fica uma lista que custaria no máximo dos máximos, 15€ (dependendo, óbviamente, das marcas dos materiais comprados). Dentro destes materiais, cada um têm os seus usos e técnicas próprias e especificações, sobre as quais iremos falar na segunda parte. Até á próxima!

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Portal do Japão - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -